Rumo ao Fim do Mundo - Uma jornada pela Patagônia - 2007 - Argentina, Chile, Patagônia AR e CH,

Relato de nossa primeira viagem além das fronteiras desse Brasil.

Os pontos principais da viagem foram: Região dos Lagos Chilenos (Pucon/Villarica/Puerto Varas), Carretera Austral, El Calafate, Ushuaia e Torres del Paine.

Todo o material foi extraído do nosso tópico no Fórum 4x4 Brasil, para mais informações sobre como tudo começou, clique aqui

 

Breve relato/roteiro da viagem:

31/01 a 02/02 - Deslocamento de Nova Mutum-MT a Gramado-RS.

Pensa num carro cheio de tralha

 

 

03/02 e 04/02 - Permanência em Gramado.

05/02 - Aqui começa basicamente a expedição, saímos de casa ainda escuro com a intenção de chegar em Paso de Los Libres, mas foi tranquilo, conseguimos dormir mais adiante, em Federal-AR. Levamos umas 2 horas na Aduana, uma confusão só, como foi nossa 1ª vez ficamos meio perdidos, depois só alegria.

06/02 - Deslocamento até La Paz, pretendiamos chegar em Mendoza, mas devido a uma entrada em Santa Fé para fazer cambio, nos atrasamos um pouco, mas estávamos muito perto.

Entrando na Província de Mendoza

 

 

07/02 - Para chegar a Uspallata, decidimos dar a volta por cima ao invés de seguir o asfalto, cortamos o Parque Villavicencio, excelente opção, subidas íngremes, tudo rípio. Depois seguimos para Puente del Inca, depois disso fomos ao Parque Aconcagua. Resolvemos cruzar a fronteira antiga, a 3850 metros de altura, o Cristo, valeu a pena, apesar do frio e vento intenso, muitos precipicios, subidas perigosas, etc.
Dormimos num motel na beira da ruta 5, nos arredores de Santiago.

 

Villavicencio

Aconcágua

 

 

08/02 - Deslocamento de Santiago a Pucón. A cidade estava cheia, levamos 1 hora pra achar uma hospedagem. Saímos para dar uma volta no lago, jantamos e é claro, uma garrafa de vinho.

09/02 - Passamos o dia circulando na região, logo cedo fomos a Villarica para tentar umas fotos do Vulcão, lá encontramos um grupo de 10 brasileiros. Depois fomos ao Vulcão, lago Caburgua (tomamos umas canecas de chopp), depois Parque Huerquehue, Cachoeiras "Ojos del Caburgua" e enfim voltamos à cidade. Fizemos uma jantinha na hospedagem onde passamos a noite batendo papo com José, um Filipino que hoje é bibliotecário nos EUA.

Rumo ao Vulcão Villarrica

 

 

10/02 - De Pucón a Frutillar (excelente indicação do Marcello), antes passamos em Puerto Montt para comprar a balsa para entrar na carretera, só conseguimos para o dia 13, fazer o que, um dia a mais do que o previsto na região. Voltamos costeando o lago Llanquihue.

Lago Llanquihue e Vulcão Osorno

 

 

11/02 e 12/02 - Ficamos os dois dias passeando nas cidades ao redor do lago, fomos a Puerto Octay, Las Cascadas, Saltos del Petrohué, Lago de Todos Los Santos, Laguna Verde e é claro, o Vulcão Osorno.

Saltos del Petrohue

Vulcão Osorno

 

 

13/02 - Saímos cedo rumo a Hornopirén, planejamos chegar até as 13:00, chegamos uma hora mais cedo, pegamos a balsa as 15:30 e chegamos em Caleta Tortel as 20:30. Na balsa foi muito interessante, muitos atrás de informações sobre o bugão, batemos um bom papo e pegamos muitas informações sobre a Carretera Austral. Dormimos em Chaitén.

Agora sim, na Carretera Austral

 

 

14/02 - Saímos cedo em direção a Futaleufu para quem sabe um Rafting, mas o tempo estava muito fechado, voltamos à carretera e fomos até o Parque Quelat para acampar, devido ao tempo fechado não deu para ver o Ventisquero Colgante. Passamos muito frio esta noite.

Rio Futaleufu

Acampando no Parque Quelat

 

 

15/02 - Quando acordamos uma visão belíssima, tinha nevado durante a noite nos montes ao nosso redor. Passamos por Coihaique (maior cidade da carretera austral) e fomos dormir em Puerto Rio Tranquilo.

Carretera Austral

 

 

16/02 - Logo cedo fomos visitar a Catedral de Mármore, depois pegamos a estrada, entramos em Cochrane para a última abastecida da carretera e para comprar a balsa de Puerto Yungay, para nossa surpresa era "di grátis" e com 3 saídas diárias, ao contrário do pesquisado. Chegamos na Villa O'Higgins.

Catedral de Mármore

Laguna Negra e Lago General Carrera ao fundo

 

 

17/02 - Fomos dar uma passeada no lago e depois pegamos a estrada de volta, como não deu certo o acesso pelo Paso Rio Mayer, subimos novamente até Cochrane e cruzamos até a Argentina pelo Paso Roballos, muito bonito, é um impacto a mudança de vegetação e clima. Pegamos a ruta 40 e dormimos em Bajo Caracoles, parece uma cidade de faroeste, bem peculiar.

Cruzando os Andes por Paso Roballos

 

 

18/02 - Fomos em direção a El Chalten, na intenção de dar umas caminhadas, mas como a patroa estava meio ruim da garganta, somente entramos na cidade, fomos até a Laguna del Desierto e depois seguimos para El Calafate, onde pernoitamos.

Laguna del Desierto

 

 

19/02 - Passamos o dia em El Calafate, demos uma boa descansada, fomos visitar o Glaciar Perito Moreno.

Glaciar Perito Moreno

 

 

20/02 - Saímos em direção a Ushuaia, devido à distância e 4 aduanas, chegamos somente até o Lago Fagnano, faltando uns 100km ainda, mas como achamos umas cabanas muito bacanas ao redor do lago, ficamos por ali mesmo.

Paso Garibaldi e Lago Fagnano - próximo a Ushuaia

 

 

21/02 e 22/02 - Ushuaia, Canal de Beagle, Parque Tierra del Fuego, etc.

Chegamos no fim do mundo

 

 

23/02 - Deslocamento até Puerto Natales-CH, onde pernoitamos para logo cedo no outro dia pegar a estrada rumo a Torres del Paine.

24/02 - Cedo fomos a Cueva del Milodon (sem graça) depois passamos o dia no parque Torres del Paine, lugar maravilhoso. Esse foi o lugar mais bonito da viagem na minha opinião, vale uma viagem somente para lá. Acampamos na beira do Lago Pehoe.

Torres del Paine - Cuernos del Paine

Torres del Paine - Lago e Glaciar Grey

 

 

25/02 a 28/02 - Torres del Paine até Santana do Livramento, passamos 4 dias dirigindo numa mesa que é este lado da Argentina, dormimos em Puerto San Julian-AR, San Antonio do Oeste-AR, Lujan-AR e finalmente Livramento. Entramos no Uruguai por Paysandu.

Pampas Uruguaios

 

 

01/03 - Passamos o dia em Rivera fazendo umas comprinhas.

02/03 - De Livramento a Gramado.

03/03 a 05/03 - Agora com tempo de folga, resolvemos ficar uns dias com meus manos, que estão estudando em Gramado, aproveitamos para fazer um Rapel, visitar o Panelão da linha São Roque e é claro, fondue, vinho e cia ltda.

Rapel em Canela

06/03 a 08/03 - Deslocamento até Nova Mutum. Fim da viagem.

Alguns dados:

Total de dias: 37
KM rodados: 18.047
Litros de diesel: 2.367 (média de 7,62)

Abraços e até a próxima

 








© 2009 - 2017 Viajantes 4x4 , Todos os Direitos Reservados