Expedição Pantanal Norte 2008 - Centro Oeste,

Relato de expedição organizada pela AMFE (Associação Mato Grossense de Fora de Estrada)

Expedição Pantanal é um evento organizado todo ano pela AMFE que consiste no agrupamento de diversos jeep clubes do estado, formam-se equipes que recebem a orientação sobre trajetos e pontos de encontro, arquivos de GPS do levantamento e daí pra frente é cada equipe por sua conta e risco, somente são demarcadas sugestões de acampamento no meio do trajeto. O que acontece é que o clima de amizade e companheirismo acaba agrupando a grande maioria dos jipeiros sempre num mesmo lugar, estamos falando de algo próximo a 80 viaturas, ou seja, uma grande festa off-road.

A expedição tem curta duração, geralmente um fim de semana prolongado, não mais do que 3 a 4 dias, basicamente uma trilha nas águas.

 

Bom, vamos ao relato:

04/12 - Dia de terminar os preparativos e se deslocar até onde seria a largada da expedição no dia seguinte. Saímos de Nova Mutum já próximo ao meio-dia. Tivemos diversas dificuldades com a cegonha que estava transportando os jipes, ora era pneu furado, ora motor de arranque, já eram 19:00h e não tínhamos andado 200km, no final das contas acabamos chegando no lugar de descarregar as viaturas por volta de 01:00h e após isso ainda um deslocamento até o ponto de encontro, onde chegamos por volta das 04:00h da manhã do dia seguinte, foi extremamente cansativo.

 

 

05/12 - Acordamos (os poucos que dormiram) por volta de 05:30h para terminar de arrumar as tralhas nas viaturas e por volta de 09:00h começava a jornada. Infelizmente, para nossa surpresa, andamos quase o dia todo andando na poeira, esse ano foi mais uma edição do PÓtanal, somente alguns atoleiros em locais isolados e chegamos na Fazenda Moretti já no final da tarde, todos sedentos por alguma emoção maior. Montamos acampamento e durante isso o pessoal da organização nos avisou que teriam um trajeto diferente para o próximo dia, todo andando em alagados, foi como uma música para os ouvidos.

 

 

06/12 - Pela manhã alguns pequenos problemas foram resolvidos nas viaturas, tinham passado o dia todo rodando em estradas de chão batido e isso sacrificou bastante alguns. Após tudo resolvido era hora de começar a rodar, a quantidade de jipes era muito grande e conforme apareciam as dificuldades era uma festa só, logo no começo uma pequena travessia de água foi suficiente para segurar a turma toda por algumas horas. Mas o melhor ainda estava por vir, passamos praticamente o dia todo rodando na água e atravessando corixos, ora leves, ora com mais de 1 metro de água, matamos a vontade de andar na água e conhecemos um pouco mais do verdadeiro pantanal.

 

 

07/12 - Hoje era dia de deslocamento inverso, passamos novamente boa parte do dia na poeira e alguns trajetos alternativos, acabamos concentrando nosso grupo numa pousada na beira da água.

 

 

08/12 - Deslocamento das bordas do Pantanal até Nova Mutum, a galera toda satisfeita com a aventura do fim de semana, agora era hora de voltar pra casa, tudo foi muito mais tranquilo na volta, as viaturas foram em ordem, a cegonha cooperou e a galera estava animada, chegamos em Mutum já no final do dia.

Participantes:

Deori e Tilit - Willys CJ-5

Pedro e Isa - Willys CJ-3

Romel e Paulinho - Engesa

Fernando e Jociane - Willys CJ-5

Da Lua e Jéssica - Willys CJ-5

Luciano - Willys CJ-5

Tiago e Gustavo - Willys CJ-5

Jeison e Nataniel - Troller T4

 







Imagens - Expedição Pantanal Norte 2008 _ Jeison Krauspenhar

© 2009 - 2017 Viajantes 4x4 , Todos os Direitos Reservados