Cachoeiras de Piranhas e Caiapônia - tracklog e waypoints - Centro Oeste,

Na região do mato grosso goiano, entre as cidades de Piranhas e Caiapônia (no sentido leste-oeste), temos dezenas de belas cachoeiras.  

E num exemplo da riqueza e diversidade do cerrado, este nos mostra o que tem de mata tropical, nesta imensidão que é o Brasil Central, onde se entende bem a expressão "Brasilzão véio sem porteira"  -  apesar destas serem muitas!

Tracklog do roteiro Goiânia-Piranhas-Caiapônia, anexado.

Há alguns dias, tomei o rumo do mato grosso goiano tendo na proa as "cachoeiras de Caiapônia", mas sabendo de antemão que a maior e melhor para acampar e explorar, dentre todas elas, está em Piranhas: é a Cachoeira de São Domingos!   Nesta, que é a terceira maior cachoeira de Goyaz (em altura) são 96 metros de queda d'água, que cai de um paredão de rocha e tem ao fundo um acessível vale, depois de 1 hora de caminhada.

Na parte de cima, é possível tomar bons banhos de rio por toda a extensão do rio São Domingos, até quase a queda d'água.   As viaturas chegam até às margens.

Saindo de lá, rumo a Caiapônia, uns 25 km adiante por estradas de fazenda bem cuidadas nas terras de seu Jairo  -  um simpático e educado fazendeiro que anda por aquelas bandas à bordo de sua Hilux branca  -  chegamos às cachoeiras da Samambaia (bem perto da travessia do rio) e da Abóbora (uns 600 m de caminhada da primeira, por uma mata cheia de carrapatos).

Mais à frente, a cidade de Caiapônia.   Adiante 7 km desta, pela GO 221 e mais 6 km de terrra (à direita da GO 221), a cachoeira da Jalapa e seus poços, ideais para o banho.   A caminhada até o mais alto dos poços, não leva mais que 10 minutos, partindo da base em macha acelerada.   De lá para baixo, uns 6 ou 7 poços que valem o mergulho.   Cada um deles!

É possível levar a viatura até quase às margens do rio, nos poços de baixo.

Aos que forem, um aviso: em terras de pastagem, é comum encontrar porteiras fechadas, normalmente com mata-burros ao lado.   Se não houver mata-burros, deixe a porteira como encontrou ao passar!   São muitas e normalmente fechadas, de Piranhas à cachoeira de São Domingos e outras mais dali em diante...

Em Iporá, Piranhas e Caiapônia, existem postos da Petrobras com diesel de boa qualidade e abaixo de 2 reais/l.

No tracklog, o roteiro feito em setembro/2010.

 

Boa viagem!

Alfonse, de Goyaz

Defender 110 CSW




Arquivos Mapas/GPS



Imagens - Cachoeiras de Piranhas e Caiapônia - tracklog e waypoints _ Alfonse Leite

© 2009 - 2017 Viajantes 4x4 , Todos os Direitos Reservados